#2: Guilherme Soares – Restaurante Mambembe

Tempo de leitura: 2 minutos

Leonardo Grisotto entrevista o #BravoEmpreendedor Guilherme Soares, sócio e diretor do Restaurante Mambembe.

Guilherme é graduado em administração pela Esic Business & Marketing School e pós-graduado em Estratégia de Vendas pela Univeb. Empreende na área de gastronomia desde 2003. É sócio proprietário do Restaurante Mambembe (Praça de alimentação Shopping Mueller em Curitiba/PR) e fundador do software online Menu Control (gestão de fichas técnicas de alimentos). É empreteco e apaixonado por Startups.

Assista a entrevista exclusiva:

Lições Aprendidas

[04:15] Ir atrás, pesquisar, desenvolver soluções para melhorar os processos internos

[04:40] Liderar é um grande desafio. É preciso saber recrutar, e no dia a dia é preciso ter diálogo e calma para alinhar as coisas com a equipe para ter performance.

[05:06] Não adianta só apontar para onde você quer ir, o líder tem que dar o exemplo e mostrar caráter, porque as pessoas se espelham em você para buscar excelência.

[06:40] Não tenho o ego inflamado. Se percebo que no diálogo, que as ideias da equipe são melhores, simplesmente acato, pois será melhor pra empresa.

[07:50] Definimos pelo menos duas metas: Faturamento e CMV (Custo da mercadoria vendida). O CMV está diretamente relacionado com diminuir o desperdício na cozinha, oferecer o produto com uma margem melhor, o modo de preparo. Todos os funcionários sabem dessa meta mensal.

[09:10] Net Promoter Score para avaliar a satisfação e recomendação dos clientes. Ficar muito atento com os pontos fora da curva, pois quando um cliente reclama, provavelmente vários clientes tiveram o mesmo problema. Importante coletar as opiniões com frequência para poder atuar na hora.

[12:10] Abrir novos mercados dentro do próprio shopping, por meio de aplicativos segmentados.

[14:10] Muitos baixaram preço e/ou qualidade para tentar contornar a crise e tiveram problemas. Nós decidimos manter nosso posicionamento, com produtos de qualidade e preço competitivo.

[16:12] As pessoas estão cada vez mais preocupadas com uma alimentação saudável, os ingredientes. É preciso ter esse cuidado maior com os alimentos. Não dá pra vender qualquer coisa. Essa é uma tendência no setor de alimentação.

[17:20] Conveniência também é uma tendência no setor de alimentação. As pessoas querem comer bem em casa, todo tipo de alimentos, não só pizza ou sanduíches.

[18:03] Seja fiel à sua proposta estratégica de valor ao mercado. Não desanime. Seja consistente.

[18:29] Cuidado com a diversificação do cardápio. Não funciona. O que funciona é uma proposta enxuta, consistente, de qualidade. Menos é mais.

Referências Citadas

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